VMC (Ventilação Mecânica Controlada)

Residencial

A VMC (Ventilação Mecânica Controlada) realiza-se através de um circuito de fornecimento de ar novo e um de extração de ar viciado.

Os sistemas de VMC para residências contribuem não só para o aumento do conforto e do bem-estar dos residentes, mas também para a preservação da habitação ao libertar-se de maus odores, humidades e mofo, melhorando a qualidade do ar ambiente.

O objetivo da VMC é a renovação correta do ar de uma habitação, com a finalidade de garantir o maior conforto e a saúde dos seus ocupantes, bem como a ausência de humidades no edifício. A necessidade de garantir uma qualidade do ar interior aceitável obriga a recorrer a determinados processos / sistemas, para introduzir ou remover ar de um espaço. Outra das razões é a necessidade de controlar o nível de poluentes do ar interior, produzidos pelo corpo humano e pelo próprio edifício. Ao optar pela remoção do ar da habitação de forma controlada, com recurso a sistemas de ventilação mecânica com recuperação de energia, evitam-se perdas de calor e de energia excessivas, tanto no inverno como no verão, podendo poupar até 20% de energia.

Actualmente, cada vez mais as habitações novas têm imposições de regulamentação a nível de isolamento térmico, tornando mais difícil a renovação de ar. As soluções de ventilação controlada que modulam os caudais de renovação de ar em função da humidade relativa de cada divisão, e eventualmente outros factores, melhoram a qualidade do ar que respiramos dentro de casa. Sem ventilação, os poluentes acumulam-se dentro de casa e podem causar efeitos negativos na saúde e conforto, assim como nos materiais da própria casa.

Comercial

Existem várias soluções para espaços cuja atividade exija o tratamento e acondicionamento de ar, chegando a conseguir uma poupança energética significativa nas instalações.

Para a ventilação comercial, podem destacar-se sistemas de ventilação simples, recuperadores de calor para climatização central, unidades de tratamento de ar, entre outros.

Na ventilação comercial, os principais objectivos são eliminação de odores, fumo e calor, garantindo sempre a qualidade do ar interior e o bem estar. Não raras vezes, as concentrações elevadas de dióxido de carbono (CO2) e de compostos orgânicos voláteis (COV) podem causar dores de cabeça e até algumas doenças graves, podendo estas consequências ser evitadas com a renovação do ar interior. Assim, é garantido o bem-estar físico, mental e social das pessoas. Além disso, a verdade é que a baixa velocidade de circulação do ar torna quase impercetível o efeito de renovação, filtragem e recuperação de energia do ar, não sendo sequer reconhecível pelo público este processo.

O impressionante nível de desenvolvimento dos diferentes espaços comerciais deu origem as novas exigências, tais como a constante reorganização dos interiores, os novos conceitos de acolhimento ao cliente e a otimização dos espaços. Desta forma, as necessidades atuais recentram-se em sistemas de manutenção simples, em instalações de prazos reduzidos e controlo de custos, sendo estas algumas das principais vantagens deste sistema aplicado em espaços comerciais.