Aspiração Central

Aspiração central

A aspiração central é uma excelente alternativa aos tradicionais aspiradores e consiste numa estrutura que tem como objetivo principal promover a melhoria do ar que é respirado pelas pessoas numa determinado espaço – seja um edifício, uma casa tradicional ou até mesmo uma área de lazer.

Estes sistemas, presentes já em muitos empreendimentos de habitação, trazem um sem número de vantagens. Nas habitações equipadas com sistemas de aspiração central, aspirar passa a ser uma tarefa rápida e até divertida.

Aspiração central

Um sistema de aspiração central consiste na colocação estratégica de tomadas de aspiração pela casa ou apartamento, ligadas a uma central de aspiração por tubos especiais. As tomadas para a aspiração são estéticas e funcionais e devem estar colocadas em zonas estratégicas. A simples introdução de uma mangueira flexível de aspiração fecha o circuito e faz acionar automaticamente a central, dando início à aspiração. Este sistema traz inúmeras vantagens em ambientes domésticos, comerciais e industriais, como a facilidade de utilização e leveza, praticidade e limpeza.

Além disso, os sistemas de aspiração central são bastantes silenciosos, uma vez que ficam instalados num local mais afastado, como na garagem ou na cave. Quanto mais isolado, menor será o ruído, isto apesar das centrais de aspiração terem atualmente um menor nível de ruído. Poder deixar de arrastar o aspirador por toda a casa é uma melhoria na qualidade de conforto e poder aspirar todos os cantos da casa em metade do tempo, dado as tubagens invisíveis dentro da parede se estenderem por todas as divisões da habitação.

Sim. Além de todas as vantagens relativas ao ruído, basta relembrar o tamanho e o peso do aspirador convencional sempre que há necessidade de o transportar por vários pisos de uma moradia. Também é importante referir que os equipamentos convencionais, através da saída de ar, acabam por espalhar o pó, o que não acontece com as instalações de aspiração central e, como tal, estas tornam-se mais higiénicas e saudáveis.

A central de aspiração não é muito grande. Contudo, deve ficar num ambiente separado dos quartos e salas, nos quais se vive normalmente. Um bom lugar a ter em consideração é a garagem, ou uma despensa. Isto torna possível a utilização do sistema de aspiração central a qualquer hora, em total silêncio.

É muito improvável pois, ao aspirar, colocamos a mangueira numa tomada com uma entrada em 90° que bloqueia a passagem dos corpos “grandes”. Estes podem não passar na tubagem e acabam por ficar presos. Assim, deve-se ter em conta o diâmetro da mangueira, relativamente à aspiração com a mangueira clássica.